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6 perfis profissionais para evitar na hora de contratar

6 perfis profissionais para evitar na hora de contratar

Alguns perfis profissionais podem gerar problemas para a equipe e para a empresa, de um modo geral.

No momento da contratação, mais do que observar a capacidade técnica e a experiência do candidato, é preciso avaliar também o seu comportamento.

Isso pode ser feito por meio de dinâmicas em grupo e entrevistas, em um processo de recrutamento e seleção cuidadoso e atento.

Profissionais com determinados perfis podem promover reflexos positivos ou negativos na empresa, afetando a produtividade e a motivação de todo o grupo.

No post de hoje, separamos para você as principais características de 6 perfis profissionais que devem ser evitados. Confira!

1. O preguiçoso

Esse tipo de profissional tem o péssimo hábito de adiar seus afazeres e deixar suas tarefas para a última hora e, em função disso, muitas vezes não consegue cumprir seus prazos.

Ele acumula atividades pendentes e não tem compromisso com aquilo que promete. Além disso, sempre que possível esse funcionário chega depois do horário ou deixa o local de trabalho mais cedo.

Esse comportamento acomodado gera estresse e ansiedade em toda a equipe, pois reduz a média de desempenho. O preguiçoso prejudica todos, tanto direta quanto indiretamente.

Os outros membros do grupo podem acabar sobrecarregados graças ao comportamento desse profissional que não cumpre seu papel com eficácia. Consequentemente, ficarão insatisfeitos e desmotivados.

2. O rebelde

Esse tipo de profissional tem dificuldade em respeitar ordens e se submeter às recomendações de seu superior dentro da hierarquia da organização.

Além disso, ele não aceita feedbacks e não consegue perceber as avaliações acerca de seu trabalho como uma forma de se aprimorar e crescer profissionalmente.

O profissional rebelde resiste às críticas que recebe, levando tudo para o lado pessoal, o que é um péssimo comportamento.

Esse funcionário, por não acatar ordens, tende a desrespeitar também os acordos feitos com clientes e prazos de entregas.

Ele também tem o hábito de reclamar das tarefas que recebe e colocar empecilhos no cumprimento de suas obrigações.

Esse comportamento, que pode ser consequência de uma experiência anterior em que o funcionário tinha outro cargo ou maior independência, é capaz de prejudicar bastante o clima do ambiente de trabalho.

A credibilidade do gestor pode ficar comprometida diante desse problema e os colaboradores ficam em uma posição desconfortável, por presenciar as ordens do chefe sendo desacatadas.

3. O estressado

O profissional que não consegue se controlar emocionalmente é capaz de complicar o clima dentro de uma empresa, que fica pesado e acaba por criar uma cultura de desrespeito.

O funcionário estressado tende a perder a razão e gritar com colegas ou subordinados, chegando a humilhar os membros da equipe.

Esse perfil profissional aponta para uma pessoa de difícil trato, pois qualquer conversa ou opinião pode servir para explodir os seus nervos.

Tal comportamento pode ser um descontrole passageiro, devido a problemas pessoais, mas pode ser consequência de quadros mais complexos, como ansiedade ou até mesmo bipolaridade.

Algumas pessoas são naturalmente mais nervosas, mas as reações dentro do ambiente de trabalho exigem controle emocional, pois podem caracterizar assédio moral e desencadear sérios problemas para a empresa.

4. O insatisfeito com o salário

Esse tipo de funcionário tem uma queixa bastante específica e está sempre reclamando que não ganha bem. Ele considera que o salário oferecido não é o suficiente para as atividades que executa na empresa.

Mais do que não reconhecer que recebe um salário justo, o profissional insatisfeito tende a contagiar os outros membros da equipe. Ele está o tempo todo dizendo que em outras empresas os colaboradores recebem mais.

Esse comportamento pode acabar influenciando até mesmo aqueles que antes estavam satisfeitos com sua remuneração. Além de gerar novas queixas, pode incentivar os colegas a procurar novos empregos.

É válido ressaltar que todo profissional tem o direito de pleitear um novo salário ou mesmo questionar sobre a possibilidade de um aumento, mas isso deve ser feito para os gestores ou ao departamento de Recursos Humanos.

5. O excessivamente competitivo

As diversas iniciativas das empresas no mercado atual para estimular e motivar os funcionários, como programas de incentivo, participação nos lucros e premiações por meritocracia, podem acabar desencadeando esse perfil, bastante comum nos dias de hoje.

Esse profissional quer tirar vantagem de todas as informações que recebe, se apropriando de ideias de outros e fazendo de tudo para se beneficiar.

Por mais que seja saudável incentivar a competitividade dentro da equipe, é importante destacar que a competência tem que vir em primeiro lugar.

O profissional excessivamente competitivo se desgasta em querer ser melhor do que os outros o tempo todo e desgasta os demais com seu comportamento, o que faz com que o ambiente dentro da empresa seja menos colaborativo.

O bom relacionamento entre os membros da equipe é fundamental para bons resultados e o sucesso da organização, por isso a presença desse tipo de profissional pode ser extremamente prejudicial.

6. O reclamão injustiçado

Em todo lugar existe aquele tipo de pessoa que reclama do clima, do preço das coisas, dos serviços prestados por qualquer empresa, de tudo. Mas conviver com alguém assim no ambiente de trabalho é extremamente desgastante e desanimador.

Geralmente, essa pessoa nunca está satisfeita com sua situação pessoal, o que acaba gerando insatisfação com sua função ou papel dentro da empresa.

O profissional reclamão se queixa de tudo: das condições de trabalho, dos colegas, dos superiores e da vida de um modo geral.

Ele sempre se considera injustiçado e desvalorizado, reclama que não enxerga oportunidades de crescimento dentro da empresa e protesta contra as burocracias de suas tarefas.

Em reuniões, esse profissional tende a desestabilizar a equipe e colocar a autoridade do chefe à prova, graças às suas queixas.

Ele costuma se fazer de vítima e pode acabar contaminando outros colegas, que podem passar a se sentir insatisfeitos e desvalorizados também.

Ficou claro sobre a importância de avaliar os perfis profissionais antes de contratar um candidato para sua empresa? Evitando esses perfis problemáticos, será mais fácil montar uma excelente equipe e alcançar melhores resultados.

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