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Utilizando a tecnologia para ganhar liberdade de tempo

Utilizando a tecnologia para ganhar liberdade de tempo

Criando alertas automáticos no Dude através do Telegram

A rede é a base do negócio de um provedor, e tem que estar sempre na lista de prioridades dentro da empresa. Uma rede robusta e atualizada com as melhores tecnologias, preza por estabilidade, segurança e organização, com profissionais qualificados e aptos para resolverem qualquer tipo de problema.

Como o serviço tem que funcionar 24 horas por dia, os sete dias da semana, uma equipe técnica diversificada e com disponibilidade para plantões se faz necessário. Afinal, os problemas não ocorrem somente em horário de expediente. Deste modo, os administradores de rede devem ter a autonomia para resolverem os chamados remotamente, por exemplo. Monitorando o mapas de redes, e ao perceberem que algum ponto está com problema, realizar os procedimentos necessários para resolver a questão. Esse mapeamento pode ser feito pelo Dude, um programa de gerenciamento de redes desenvolvido pela Mikrotik, que exibe gráficos em tempo real dos status dos equipamentos.

Telegram é um programa de troca de mensagem, semelhante ao popular Whatsapp, só que de código aberto. Com ele é possível criar bots, ou seja, robôs que fazem determinadas funções especificadas previamente. Com isso, é possível vinculá-lo ao Dude, de modo que ele mande informações. No momento em que algum equipamento da rede parar de responder, aparecerá um alerta no Dude, que acionará um código URL mandando uma mensagem para o Telegram. O bot irá redirecionar essa mensagem para a conta pessoal do Telegram, ou grupo criado previamente com as pessoas escolhidas, informando o ocorrido. Essa mensagem pode conter o nome da rede, IP e outras informações relevantes, deste modo, todo mundo recebendo o alerta em seu celular no momento em que o problema ocorre.

Ao criar esse sistema de alerta automático, além de economizar custos com aquisição de programas pagos que realizam a mesma função, ganha-se liberdade de tempo durante os plantões, pois evita que o técnico tenha que ficar olhando o mapa a todo o instante. Antecipa os chamados, pois ele já vai estar ciente do problema antes mesmo do cliente perceber, e quando o cliente ligar será informado que sua solicitação está em andamento.

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