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Call center: Saiba tudo sobre como terceirizar esse serviço

Call center: Saiba tudo sobre como terceirizar esse serviço

Saiba o que é a terceirização de call center e como ela funciona na prática.

Como o próprio nome já diz, o call center é um local onde funciona um centro de ligações. São empresas especializadas em oferecer soluções por meio de realização de chamadas. Essas instituições podem ter focos diferentes e atuar em diversas áreas e serviços. SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), cobranças, suporte (HelpDesk) ou televendas são as mais comuns.

A Belluno por exemplo recebe as ligações e realiza esses atendimentos focada no segmento de provedores de internet.

A necessidade de um bom relacionamento com o cliente faz com que os gestores dediquem especial atenção aos call centers. Afinal, esse é o principal canal de comunicação para que os consumidores possam contatar a empresa, adquirir produtos e serviços, fazer reclamações e negociar assuntos diversos. Sabendo disso, veja a seguir como funciona a terceirização de call center:

Terceirização do call center e excelência no atendimento

Manter a excelência no atendimento ao cliente é um dos fatores de sucesso indispensáveis em qualquer área de atuação. Considerando esse aspecto, a terceirização de call center pode representar viabilidade de soluções para profissionalizar e expandir os negócios.

Ainda que você tenha um bom time de colaboradores, dar conta da demanda não é uma tarefa muito fácil nos dias de hoje. Entre outras questões, os furos no planejamento e a falta de conhecimento do negócio colocam em xeque a qualidade dos serviços prestados. Quando não são corrigidos, esses erros ainda podem comprometer o futuro do seu investimento.

Nesse contexto, a busca por medidas que representem soluções eficazes pode ser a saída para assegurar a excelência no atendimento e promover a qualidade da gestão. Nesse sentido, a terceirização é uma ótima opção para atingir esse desafio.

O ideal é ter uma equipe de talentos altamente qualificada e alinhada com os propósitos da organização. Isso concorre para a composição de uma cultura compatível com a marca da inovação e da agilidade, o que é imprescindível para a captação e a retenção de clientes.

Por que terceirizar o atendimento é o investimento mais seguro

O investimento mais seguro — e econômico — para alcançar a meta de captar e reter clientes é a terceirização do call center. Não por acaso, essa modalidade de serviço permite um eficiente arranjo de estratégias com o intuito de garantir mais qualidade à comunicação cliente-empresa.

Nesses serviços, são utilizadas metodologias sempre moduladas com ética e capacidade técnica. Além de cumprir as propostas da contratada, esse profissionalismo objetiva envolver o usuário com soluções completas, visando à fidelização dele.

Assim, a terceirização do call center propicia mais integração, logística e confiabilidade em todos os serviços que entrega. Tais benefícios justificam o investimento nessa alternativa, cujos índices de satisfação ultrapassam a expectativa dos pequenos provedores de internet.

Com a terceirização de call center, toda a gestão é voltada aos níveis de qualidade. Da operação à gerência, todos os setores da empresa são atrelados ao serviço de atendimento. Todo esse trabalho fica sob o encargo da empresa terceirizada.

Na prática, o call center terceirizado funciona com foco em um tipo de cliente específico. Para quem atua com serviços de internet, o suporte envolve diversas áreas: venda de planos, resolução de problemas, esclarecimento de dúvidas e tudo o que pode assegurar mais qualidade à experiência do usuário.

Com o intuito de melhor atender os consumidores e de maximizar a lucratividade, os pequenos provedores de internet têm apostado nessa estratégia. Para dinamizar a comunicação, eles têm colocado nas mãos da terceirizada toda a infraestrutura de atendimento ao cliente.

Uma das vantagens desses investimentos é a garantia do retorno imediato. Os resultados são claramente percebidos pelo aumento no nível de satisfação do usuário quanto aos processos de comunicação e às propostas de soluções.

Confira 7 motivos para terceirizar esse serviço

A terceirização de call center já adquiriu o posto de melhor opção do mercado, já que proporciona inúmeras vantagens para o seu estabelecimento. Confira as mais importantes!

1. Redução de gastos com infraestrutura

Uma das principais vantagens da terceirização de call center é a redução de custos. Afinal, é de inteira responsabilidade da contratada supervisionar o recrutamento, o treinamento, os serviços prestados e o gerenciamento de todas as funções relativas ao atendimento terceirizado.

Desse modo, além de economizar com encargos trabalhistas e treinamento de equipe, sua empresa também não precisará investir em espaço físico, e menos ainda em infraestrutura e em manutenção. Essa economia é possível porque a prestadora de serviços diluirá esses custos entre todos os clientes para os quais trabalha.

Logo, terceirizar as operações do seu provedor para uma central de call center torna-se uma opção bem econômica: o custo com a contratação é menor do que manter toda a infraestrutura de atendimento ao cliente na própria instituição.

2. Melhora a satisfação do cliente

A rapidez no atendimento e a agilidade nas respostas aos problemas são fundamentais para reduzir a insatisfação dos usuários. Esse é um fator importante e que impacta positivamente a construção da imagem da empresa.

Outro aspecto relevante é que a equipe de um call center é treinada — e especializada — para oferecer sempre as melhores soluções e promover uma relação mais estável entre a empresa e os consumidores. Tais aspectos tornam a comunicação mais efetiva e resultam em melhoria na experiência do usuário com os seus serviços.

3. Permite avaliação dos feedbacks

A gestão que mantém o foco na experiência do cliente conhece a importância de captar e de avaliar as informações de chamadas. É por meio desses dados que a empresa obtém o feedback que permite a correção de falhas que comprometem o crescimento.

Devido à vasta experiência nesse ramo, as empresas de call center podem contar com um excelente histórico de atendimentos por chamada. Isso facilita a análise dos dados gerados, além de permitir múltiplas aplicações dessas informações em campanhas de marketing direto, por exemplo.

Desse modo, a terceirização de call center garante requisitos essenciais à qualidade do atendimento e à fidelização do cliente. Recursos de monitoramento, planos de avaliação de desempenho e ações mediadoras de conflitos são as estratégias mais utilizadas em um call center terceirizado.

4. Garante mão de obra especializada

A empresa terceirizada trabalha com uma equipe especializada em atendimento de call center. Desse modo, além de uma vasta experiência nessa área, os colaboradores têm toda a expertise necessária para apresentar as melhores soluções que envolvem essa modalidade de serviço.

Nesse sentido, essa é uma maneira segura — e praticamente garantida — de obter um bom retorno de seu investimento. Considerando que o sucesso de todo empreendimento está atrelado à qualidade do atendimento ao cliente, terceirizar o call center torna-se a melhor estratégia para superar a concorrência e alavancar os negócios.

5. Oferece atendimento 24h nos 7 dias da semana

Ao optar pelo processo de terceirização, a empresa passa a contar com um call center disponível 24 horas por dia nos 7 dias da semana. Esse suporte é fundamental para quem atua no ramo de provedor de internet, cujos riscos de instabilidade de sinal podem variar de região para região.

Além disso, a logística desses serviços faz com que vários usuários sejam atendidos simultaneamente, o que evita as filas e melhora a agilidade no atendimento.

6. Melhora a experiência do cliente

Um serviço de qualidade precisa gerenciar efetivamente o tempo de atendimento e as respostas às demandas que mais exigem rapidez nas soluções. Essa medida é essencial para fidelizar clientes no call center.

Quanto menor o tempo gasto para solucionar o problema de quem está ligando, maior a possibilidade de atingir as metas de qualidade nos quesitos associados à melhoria da experiência do cliente.

7. Possibilita o compartilhamento de riscos

Cabe destacar também que a terceirização de call center abre possibilidades de a empresa repassar trabalhos que antes ficavam a cargo de seus gestores. Tarefas como a busca por novidades tecnológicas, metodologias e incrementos relativos à melhoria da produtividade podem ser deixadas sob a responsabilidade da empresa parceira.

Isso ainda pode resultar em um benefício maior: o de compartilhamento de riscos, já que o contrato com as empresas terceirizadas pode ser planificado conforme a remuneração condizente com o sucesso obtido pelo sistema operacional. Seja no atendimento, na cobrança ou no departamento de vendas, é possível estabelecer esse tipo de negociação.

Dessa maneira, a terceirizada se mostra disposta a dividir tanto os riscos quanto o sucesso. Essa condição coloca contratante e contratada na posição de verdadeiros parceiros, o que estimula a prestação de um serviço cada vez mais dinâmico, de modo a atingir as metas em um tempo bem menor que o proposto no contrato.

Descubra o momento certo para fazer isso

Oferecer um atendimento de qualidade é um dos pontos imprescindíveis para a fidelização de clientes em qualquer ramo de negócio. E, para que o relacionamento com o consumidor se torne cada vez mais eficaz e rentável, a opção mais interessante é contratar um serviço de call center terceirizado.

Essa via de atendimento tem ganhado cada vez mais força no meio corporativo. Os call centers terceirizados são bem estruturados e oferecem mão de obra especializada, elementos que, aliados às ferramentas tecnológicas, tornam-se praticamente imbatíveis na hora de captar e conquistar o consumidor.

Mas qual o momento ideal para investir nessa estratégia? Como saber se vale a pena ter a minha marca representada por terceiros? Basta considerar os pontos positivos garantidos pelo call center especializado para que essas dúvidas se desmanchem no ar.

Ainda que o seu negócio esteja indo muito bem, a terceirização de call center é a oportunidade para vender muito mais, potencializar o faturamento e se tornar muito mais competitivo. Além disso, o investimento exigido é bem menor do que os prejuízos gerados por falhas no atendimento que, não raro, resultam em cancelamentos de planos e perda de bons clientes.

Portanto, se você considerar que a terceirização do call center reduz gastos com treinamento de equipe, elimina encargos trabalhistas e gera economia substancial, verá que o momento certo para fazer isso é agora mesmo.

Veja o que considerar na hora de terceirizar o call center

Na hora de contratar a empresa terceirizada, lembre-se de escolher uma parceira que cumpra os critérios básicos como o SLA (nível de serviço) e que estabeleça um canal de comunicação apropriado. Outro fator relevante é apresentar relatórios e KPIs periódicos. Em português, KPI pode ser traduzido como “indicador-chave de desempenho”.

Logo, estabelecer o controle sobre a qualidade das operações torna-se fundamental para a retenção de clientes antigos e a captação de novos. Para tanto, confira mais informações sobre os cuidados que não podem passar em branco!

Nível de serviço (SLA)

O Nível de Serviço (SLA) é um dos principais pontos de atenção em um processo de terceirização. É necessária uma análise detalhada e uma intensa discussão a fim de definir os melhores indicadores de desempenho e as metas relacionadas ao trabalho do call center.

Entre os aspectos contabilizados, a gestão deve avaliar a disponibilidade do serviço, os índices de problemas solucionados na primeira ligação e os números que apontam as desistências nas chamadas, por exemplo.

Tais análises são essenciais ao feedback que vai indicar as principais falhas que precisam ser corrigidas. Periodicamente, a gestão precisa exigir a apresentação desses dados, que permitem acompanhar mais de perto o nível de qualidade do atendimento.

Alinhamento com os valores da corporação

Para conseguir bons resultados, é necessário um forte alinhamento dos valores da empresa e das metas do serviço com a contratada. O foco no serviço principal — ou core business — precisa ser claramente definido para que os resultados sejam percebidos já no primeiro mês de contratação.

Estabelecer critérios e especificar as metas é imprescindível para manter a transparência nas relações entre a empresa e a terceirizada. Assim, ao adotar essa postura, são grandes as chances de os objetivos serem alcançados e todos os envolvidos ficarem satisfeitos com a parceria.

Controle de qualidade

O call center é um ponto de contato extremamente importante, já que é por meio dele que os clientes formam a imagem do seu negócio. Vale destacar que é nesse item que as pessoas se identificarão e classificarão os serviços de sua empresa em relação ao mercado.

Os gestores bem-sucedidos não medem esforços para promover medidas e ações favoráveis à construção de uma imagem positiva de sua empresa, confirmando cada vez mais o impacto da qualidade nos serviços para a conquista e fidelização de clientes.

Confira o que é preciso para implementar a terceirização

Para que a implementação do call center alcance os resultados esperados, são necessários alguns cuidados básicos antes de contratar a terceirizada. Vários aspectos precisam ser analisados e discutidos previamente com a contratada.

Analisar o perfil da sua empresa e elaborar uma estratégia de acordo com a demanda é fundamental ao sucesso dessa investida. Convém destacar a necessidade de contratar uma empresa que disponibilize agentes que conheçam profundamente o seu negócio.

Da mesma forma, procure conhecer os serviços da empresa terceirizada antes de contratá-la. Todos os aspectos relacionados à qualidade precisam ser avaliados a fim de garantir segurança ao seu investimento. Essa medida é um importante diferencial que pode direcionar a gestão para decisões mais acertadas.

No entanto, como os centros de atendimento terceirizados já estão configurados com uma estrutura tecnológica adequada e padronizada, isso facilita a implementação. Desse modo, basta que a sua empresa transfira o call center para o espaço da terceirizada.

Além desses pontos, há outros que precisam ser considerados na hora de implementar a terceirização de call center. Observe:

  • faça um contrato transparente e especifique as metas de sua empresa;
  • estabeleça uma parceria baseada em valores de confiança;
  • observe as normas legais que envolvem esses serviços;
  • discuta propostas que objetivem o crescimento mútuo;
  • busque referências sobre os serviços da empresa;
  • conheça a infraestrutura da terceirizada.

Conheça 4 dicas essenciais à qualidade no atendimento

Nos últimos tempos, a comunicação no universo corporativo mudou bastante. Agora, em todas as formas de interação, o consumidor moderno espera mobilidade, uso de aplicativos, redes sociais integradas, além de dados e informações na nuvem.

As facilidades tecnológicas influenciaram tanto o comportamento que o homem moderno espera que o mundo esteja disponível em apenas um clique. No entanto, na maioria das empresas, infraestruturas de telecomunicações defasadas não conseguem acompanhar esse ritmo.

Tal realidade sugere a necessidade de investir em recursos que possibilitem as mudanças necessárias para direcionar ao crescimento. Nesse sentido, manter a qualidade no atendimento ao cliente é um dos aspectos mais relevantes para a continuidade dos negócios.

Confira abaixo as 4 melhores dicas que podem ajudar a sua empresa a manter a qualidade no atendimento:

1. Ofereça um atendimento personalizado

A terceirização é uma das primeiras soluções pensadas pelos pequenos provedores de internet quando se pretende reduzir custos e melhorar o atendimento. No entanto, de nada adianta diminuir custos se a solução não for compatível para garantir qualidade à operação do atendimento.

Então, estabeleça claramente no contrato as exigências e os objetivos de seu serviço. Mantenha o foco na personalização do atendimento ao cliente e procure focar as necessidades dele. Para melhorar o índice de satisfação com o atendimento ao cliente, o ideal é focar soluções que agreguem valor e qualidade à experiência do consumidor.

2. Esclareça quais são as metas da empresa

Por outro lado, a empresa precisa alinhar seus objetivos de negócio e deixar bem claro quais são as suas principais metas. Para algumas corporações, a conquista de novos clientes pode ser prioridade. No entanto, para melhorar a eficiência do SAC, outras priorizam a retenção com vistas à fidelização.

3. Garanta condições ideais de trabalho

Para alcançar as metas e resultados cada vez melhores, é necessário que os funcionários — privados e terceirizados — tenham uma estrutura ideal para trabalhar. Esse aspecto é fundamental para que os envolvidos nesse processo tenham um desempenho qualificado.

Estabelecer condições plenas de trabalho, prover ferramentas adequadas, oferecer ergonomia e um conforto mínimo são obrigações asseguradas por lei. Ainda que a infraestrutura do call center esteja a cargo da terceirizada, a contratada precisa fiscalizar o cumprimento desses critérios.

4. Acompanhe os resultados

A terceirização do atendimento também permite que o empresário fique mais focado em outras áreas de seu negócio. Como o atendimento ao cliente será uma preocupação a menos, a gestão poderá dar atenção àqueles setores menos produtivos.

Entretanto, para que a terceirização do call center seja realmente benéfica, os gestores precisam centrar seus esforços para acompanhar — e avaliar — constantemente os resultados. Algumas garantias podem resultar de um bom acordo de nível de serviço (SLA). Todavia, elas são avaliadas conforme a especificação das métricas propostas no contrato.

Escolha uma boa empresa prestadora desse tipo de serviço

A terceirização de call center pode ser uma excelente alternativa para valorizar a sua marca e tornar o atendimento da sua empresa cada dia melhor. Para quem almeja reduzir custos com infraestrutura, treinamentos para venda e mão de obra, esse é um bom caminho.

De fato, o sucesso desse sistema de atendimento está atrelado a uma vantagem tripla: a terceirização é uma medida capaz de unir economia, bom desempenho e inovação tecnológica em uma só solução.

Vale destacar que há riscos nesse tipo de investimento e que eles são proporcionais à qualidade dos serviços e ao cumprimento das metas estabelecidas no contrato. Contudo, é possível minimizar esses gargalos por meio da contratação de uma empresa séria, estável e que já se tornou referência no mercado.

Alguns aspectos são relevantes na hora de escolher uma empresa de terceirização de call center. A infraestrutura adequada para atendimento, o estado de conservação dos equipamentos, a periodicidade dos treinamentos e o nível de conhecimento técnico sobre a atividade exercida são importantes diferenciais.

Por fim, mediante a intensa relação entre o atendimento ao cliente e o sucesso nos negócios, a terceirização de call center pode assegurar a continuidade de seu empreendimento. É praticamente impossível avaliar as vantagens dessa estratégia e não se render a um recurso que tem encaminhado inúmeras empresas à estabilidade.

Gostou deste artigo? Então, não perca tempo:
Conheça o nosso guia gratuito que ensina como implementar o call center terceirizado em sua empresa e fazer bons negócios!

E se for terceirizar o atendimento, chame a gente!

5 Comentários

  • Felipe Moço
    2020-12-29 15:26:38 Responder

    Boa tarde. Me chamo Felipe e possuo um Call Center com capacidade para 120 computadores, atualmente possuo 50 e trabalho com empréstimo consignado. Estou com interesse em mudar de área para outro produto que posso explorar por meio de Call Center. A empresa de vcs poderia me dar esse tipo de suporte ou um direcionamento?

    Taís Teixeira
    2020-12-29 21:29:43 Responder

    Oi Felipe, tudo bem?
    Me chamo Taís, acredito que dentro das soluções que nos oferecemos não conseguimos te orientar ou prestar esse suporte.
    O ideal seria procurar por uma consultoria, te indico o Anderson Albarnaz proprietário da Belluno, ele possui um serviço de consultoria relâmpago da uma olhadinha acho que vai atender a tua necessidade.
    https://www.andersonalbarnaz.com.br/

  • Vinícius Castro
    2023-08-30 20:48:41 Responder

    Boa tarde, estou entrando em contato para saber como funciona o serviço de vocês.

    Vou resumir um pouco nossa necessidade, hoje já temos um sac interno em nossa empresa que funciona das 08 horas até as 20 horas, porém trabalhamos com clientes que atuam 24/7, e precisamos atender eles das 20 horas até às 08 da manhã do outro dia.

  • Westerlei Batista Miranda
    2023-10-24 10:08:42 Responder

    Bom dia !
    Quero saber só atendemos Call-center

    Taís Teixeira
    2023-11-03 20:08:10 Responder

    ooi westerlei, somos um call center especialista em provedores de internet.

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